Created by MyFitnessPal - Nutrition Facts For Foods

0

Sábado , 06 de Setembro de 2008

 Agenda Sarada


Se você não freqüenta academia por falta de tempo, chegou a hora de virar esse jogo. Reunimos especialistas em fitness e fomos escutar gente como a gente que conseguiu colocar a ginástica no dia-a-dia. Esse time vai formar uma torcida a seu favor. Agenda lotada? Tem jeito, sim, de encaixar o exercício na sua vida . 
VOCÊ VAI CONSEGUIR
Especialistas ensinam o caminho das pedras para você incluir a ginástica na sua rotina. Quer uma idéia? Imprima essa página, fixe-a na porta da geladeira ou no espelho do banheiro para olhar todo santo dia! Se ler e reler muitas vezes, seu cérebro vai registrar a mensagem e você vai aprender a amar a malhação
1. Ame você mesma.
Exercitar o seu corpo é um ato de amor. “Movimento traz alegria, vida. Sem contar que dá disposição, acaba com o stress e deixa você mais tranqüila para as tarefas do dia-a-dia”, afirma a psicoterapeuta Daniela Zanuncini. “Ao se valorizar, você ganha determinação sufi ciente para dizer adeus à preguiça. E fica fácil trocar a tarde chuvosa debaixo do cobertor por uma caminhada na esteira ou uma horinha dançando”, garante a professora de educação física Rossana Cristina Barbosa, de Campinas (SP).
2. Estabeleça uma meta.
Isso vale para tudo na vida, inclusive para a malhação. “É preciso começar a ginástica com um objetivo de onde quer chegar. Só assim o esforço realizado ao longo do percurso fará sentido”, admite o professor Carlos Ferreira. Mas é bom não ir com sede ao pote: primeiro você tem que se adequar aos exercícios, depois criar o hábito e só então colher os resultados.
3. Realize um planejamento adequado.Quando consegue se organizar e encaixa o exercício no meio de tarefas das quais não pode abrir mão, como ir ao supermercado ou levar o filho da escola, a disciplina vem naturalmente. “Você cria um ambiente favorável para incorporar um novo hábito”, ressalta o professor Alméris Armiliato. No entanto, cuidado para a malhação não mudar drasticamente sua vida pessoal. Se as amigas ou o namorado chamam você para aquele chopinho, não precisa recusar o convite alegando que tem que ir à academia. Programe-se para fazer ginástica antes ou depois. E tudo certo!
4. Pense na sensação pós-exercício. Essa é a melhor parte: descarregar as tensões e sentir aquele alívio no corpo não tem preço. “A secreção de hormônios provoca bem-estar. Sem contar o aspecto de gratidão consigo mesma por ter vencido um obstáculo”, observa Alméris. Resultado: depois da malhação, você fica feliz!

5. Seja otimista.
Não fique pensando que vai ser difícil. “As palavras programam nossa mente, o que você pensa é o que vai sentir”, esclarece Daniela. O melhor é fazer uma lista de benefícios que a ginástica vai trazer para a sua vida e ler em voz alta todos os dias.
6. Procure uma academia perto de casa ou do trabalho.
“Estudos comprovam que se a aluna demorar 40 minutos para chegar até a academia é um fator desestimulante”, revela Igor. Portanto, seja prática e malhe perto de casa ou do escritório. Também ajuda se você achar uma academia dentro ou muito próxima de um shopping. Assim, aproveita para fazer compras e supermercado, resolvendo um monte de pendências num só lugar.
7. Arrume companhia para malhar.
Convencer uma amiga, o marido ou o namorado a mexer o corpo junto com você é uma ótima maneira de não furar a malhação. “Às vezes, você está desanimada, mas só de saber que o outro vai já tem uma motivação. Além disso, há uma cobrança de empenho mútua”, diz Daniela.
8. Mesmo sem vontade, não pense, vá!
A gente sabe que é difícil ter disposição para malhar depois do trabalho – principalmente se você teve um dia daqueles e engoliu muito sapo. Ainda assim, não desista. “Se depois de meia hora desanimar, aí pode ir embora”, desafia Daniela. A explicação: nos primeiros 20 minutos de atividade, o corpo libera endorfina (hormônio que gera prazer e bem-estar) e depois de meia hora você vê graça no exercício. “Insistir é como investir: gaste primeiro e depois tenha o retorno”, concorda Alméris.
9. Escolha uma atividade que goste.
Não adianta escolher a hidroginástica se não gosta de água. Tem que optar por uma malhação que combine com você. Hoje em dia, a ginástica vai muito além da musculação e da localizada: há aula de circo, de ritmos, de dança do ventre. Sem falar de atividades como capoeira e kung fu, e das chamadas atividades zen, como pilates e ioga. “Precisa gostar do exercício. Caso contrário, você não volta mais”, explica o professor Igor Pimentel. A malhação tem que ser sinônimo de alegria. Se virar obrigação, BF é desestimulante.

0 comentários:

Postar um comentário

Últimas Fotos

" Amazonense, blogueira de
coração desde 2007.
Amo Deus e minha família
acima de tudo. Gosto de lê, bater
papo com amigos e navegar na
internet, principalmente blogar.
Sou sonhadora, idealizadora e
almejo na vida uma carreira
promissora cheia de sucesso e
reconhecimentos."