Created by MyFitnessPal - Nutrition Facts For Foods

8

Pupunha x Tucumã

Bom atendendo ao pedido da Tati, vou esclarecer a todos o que são pupunha e tucumã.
São frutas ricas em valor caloricos, mas é uma delícia no café da manhã...rsrsrs

Pupunha





Pupunha é o fruto da pupunheira, uma árvore de porte magnífico, a qual pode crescer até 20 m e também é originária das florestas tropicais do continente americano.
É muito conhecida e consumida pelas populações nativas da América Central até a Floresta Amazônica, sendo há séculos utilizada na sua alimentação.

Os frutos são freqüentemente consumidos depois de cozidos em água e sal ou na forma de farinha ou óleo comestíveis.
Contudo eles também podem ser matéria prima para a fabricação de compotas e geléias.

No Brasil, essa planta é uma solução viável para a industria palmiteira porque apresenta características agronômicas adequadas para a substituição com vantagens de outras palmeiras nativas como o açaí (Euterpe oleraceae) e a juçara (Euterpe edulis), que são exploradas de forma extrativista e predatória e por isso apresentam restrições legais e risco de extinção. O mercado interno brasileiro de palmito é cerca de cinco vezes maior do que o externo, que apresenta uma demanda crescente desse produto cada vez mais utilizado na culinária internacional. O cultivo da pupunha é economicamente importante também para a Costa Rica.

Composição por 100 g de polpa (mesocarpo):

164 calorias,
2,5 g de proteínas,
28 mg de cálcio,
31 mg de fósforo,
3,3 mg de ferro,
1.500 mmg de pró-vitamina A, caroteno
0,06 mg de vitamina B1
34 mg de vitamina C.


Tucumá


 


Tucumã é uma árvore palmeira que chega a medir até 20 m, geralmente solitária, de estipe com faixas de espinhos negros, folhas ascendentes, inflorescência ereta e frutos amarelos com tons avermelhados.
É uma palmeira nativa da Colômbia e de Trinidad ao Brasil, especialmente dos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia, sendo explorada ou cultivada por seu palmito e frutos comestíveis, pela sua madeira, usada para fazer brincos e, pelo óleo das sementes, utilizada em cozinha, e também pelas folhas, das quais se extrai fibra de tucum para a confecção de redes e cordas que resistem à água salgada.
Também conhecida pelos seguintes nomes: acaiúra, acuiuru, coqueiro-tucumã, tucum, tucumã-açu, tucumã-arara, tucum-açu, tucumaí-da-terra-firme, tucumãí-uaçu, tucumã-piririca, tucumã-purupuru e tucum-do-mato.

Genuinamente amazônico, o x-caboquinho virou é um sanduíche que leva queijo de coalho e lascas de tucumã e pode ser encontrado em lanchonetes, feiras livres e barraquinhas de café regional da regiao amazônica.

Alguns artesanatos feito do Tucumã
 
 
Bom Tati.. é isso, qualquer dúvida é só perguntar...ok!
Posso te afirmar algo com toda certeza... é uma delicia essas guloseimas, só provando para saber, em tempo de colheita essas duas frutas não faltam em casa no café da manhã...
E a dieta vai para o espaço...kkkk

Tati, obrigada pela visita e por seu comentário.
Até mais

8 comentários:

Tati

Oieee brigadu pela explicação eu nao fazia ideia do q era....rsrsrsrs legal alem da ajuda em emagrecimento o mundo dos blogs aumentando conhecimento e levando cultura pra tds...hehe gostei mesmo e muita força na caminhada....bjus

Unknown

Onde encontro a fruta pra compra


Unknown

Onde encontro a fruta pra compra


Unknown

Achei interessante tb em saber a diferencia das duas. Creio que sao da mesma linhagem mas especes diferentes. Nao é mesmo? Agora outra pergunta parecido. A macaúba e da mesma familia da pupunha? Obrigado...Jackson-California(EUA)

Unknown

Achei interessante tb em saber a diferencia das duas. Creio que sao da mesma linhagem mas especes diferentes. Nao é mesmo? Agora outra pergunta parecido. A macaúba e da mesma familia da pupunha? Obrigado...Jackson-California(EUA)

Unknown

Macaúba é da mesma familia da Pupunha? Obrigado. Jackson/California(EUA).

Unknown

Macaúba é da mesma familia da Pupunha? Obrigado. Jackson/California(EUA).

ROSA DESIGN

Olá, não seu usa pupunha ou tucumã nos cabelos???

Postar um comentário

Últimas Fotos

" Amazonense, blogueira de
coração desde 2007.
Amo Deus e minha família
acima de tudo. Gosto de lê, bater
papo com amigos e navegar na
internet, principalmente blogar.
Sou sonhadora, idealizadora e
almejo na vida uma carreira
promissora cheia de sucesso e
reconhecimentos."